Voce sempre sonhou em ir ao Hawai, mas nunca teve a chance? Nao se preocupe, pelo menos os sacos plásticos das compras que vc faz no supermercado foram e andam matando mais de 1 milhao de aves marinhas por ano, assim como mais de 100.000 mamíferos marinhos. Cientistas acabam de descobrir o que chamaram de "sopa de lixo", ou "sopa de plástico" no oceano pacífico.
Trata-se de duas manchas translúcidas de lixo, em constante movimento giratório devido aas correntes maritimas, com mais de 10 metros de profundidade e que juntas ocupam uma área que pode chegar a duas vezes o tamanho dos EUA continental (aquele sem as colonias).
Se vc tem tao pouco tempo para ler este post como eu tenho para escreve-lo pare agora mesmo e vá direto ao artigo de leitura obrigatória para todos:
The world's rubbish dump: a garbage tip that stretches from Hawaii to Japan
The Independent - 06/02/08
Desde que cheguei nos UK eu uso o mínimo, mesmo, de sacos pláticos e sempre levo mochila vazia e sacos antigos dentro dela ao supermercado - agora vou me policiar para nao usar nem mesmo esses esporádicos. Eu acordei para essa questao após ler algumas reportagens relatando a lenta morte de tartarugas marinhas, que cacam os sacos plásticos achando que sao aguas vivas, mas eu nao fazia idéia do número de animais que morrem anualmente - sem falar nos demais danos ao ecosistema.
Nao tem blablabla. Podemos tentar nos enganar e inventar mil desculpas, mas o uso de sacos plásticos em nosso dia-a-dia é absurdo, irresponsável e totalmente evitável - ainda mais no Brasil onde os sacos sao muitas vezes vagabundos (ou pelo menos assumimos que sao) e sempre sao usados em dobro.
É triste, mas eu realmente acredito que nao há outra solucao para o curto prazo que nao o uso do poder coercitivo para acabar com esse e outros absurdos. Infelizmente, a concientizacao (que é fundamental) só conseguirá gerar resultado a médio/longo prazo (sendo bastante utópico) e aí já será tarde demais. 3 vivas para o governo da China, que vai simplesmente proibir o uso de sacos plásticos em mercados - e lá nos sabemos como eles fazem a lei ser cumprida...
Se vc me disser que parou de comer/beber chocolate produzido com cacao fruto de trabalho escravo, parou de fumar maconha originária do tráfico, realmente pensa nas consequencias de suas acoes no meio ambiente e age para neutralizá-las eu talvez mude de idéia. Caso contrário, Viva o Leviatã e o novo contrato social de que precisamos.
Segue abaixo o gráfico no Independent retratando a gracinha que construímos:
Clique na imagem ou no link a seguir para ver o gráfico em tamanho descente: http://www.independent.co.uk/environment/the-worlds-rubbish-dump-a-garbage-tip-that-stretches-from-hawaii-to-japan-778016.html?action=Popup&gallery=no
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Sopa de entulho
Posted by
Bruno
at
14:17
Labels: Mudanças climáticas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Bruno e pessoal,
ResponderExcluirparabéns pelo blog. Acabei de conhecer!
Sobre este artigo, concordo com tudo o que o Bruno falou. Acredito que só mesmo proibindo que os mercados utilizem e tirando os sacos de circulação é que começaremos algo. A população, por conta própria, infelizmente, não vai fazer nada. A propaganda também é quase zero...
Eu morei cerca de 1 ano em Viena e 1 mês em Estrasburgo e por lá são poucas as pessoas que usam sacolas plásticas. A maioria leva carrinhos ou sacolas de pano de casa (ou mochilas). Eu não demorei NADA pra me adaptar. As sacolas estão disponíveis para a venda nos mercados. São grossas e resistentes (tipo sacola de loja de marca, sabe?) e têm em uns 3 ou 4 tamanhos diferentes, mas custam alguns centavos de euro. São boas em casa de uma emergência, talvez, mas a população de lá é consciente.
Ai nosso planetinha...
Beijos, meninos, e parabéns mais uma vez. Vou tentar vir aqui sempre!
Lívia Hage
Olá Lívia!!!
ResponderExcluirBom ver vc por aqui!!!
Pois é. A situacao aqui na Inglaterra na verdade nao é mt diferente do Brasil nao, mas está comecando a mudar. Já existem cidades e councils que baniram os sacos, mas ainda sao uns poucos. A discussao está na pauta e nos artigos de jornais, mas uma ida ao mercado mostra que ainda falta muito para acabar com o desperdício e que a acao do Estado é fundamental, tanto na esfera educativa quanto na coercitiva. As poucas comunidades que decidiram banir as sacolas o fizeram apos uma campanha de uma ex-reporter da BBC, que ficou chocada ao descobrir tartarugas marinhas morrendo asfixiadas após comerem os sacos pláticos.
Na vizinha Franca a situacao já é outra, com boa parte dos mercados funcionando na base do saco reutilizável, que custa alguns euros. Se nao levar, precisa comprar outro saco - mas se o saco se estragar, por outro lado, vc troca o velho por um novo, de graca. Esse mesmo sistema reina no Tahiti (ainda colonia francesa), que por ser uma pequena ilha percebe muito melhor o problema que os sacos causam.
Enquanto isso no País Tropical...