-------
Os verdadeiros Tigres Asiáticos
A menos que "aconteça" um milagre, os Tigres estarao extintos em 18 anos. Embora eles já tenham sido cerca de 100.000 em 1900, eles eram apenas cerca de 6000 em 2000 e podem estar globalmente extintos em 2025. Se voce acha que voce nao tem tempo para se preocupar com esse tipo de coisa e, além do mais, essa é mais uma daquelas "típicas previsoes alarmistas e pessimistas de um bando de cientistas e pseudo-cientistas que nao tem mais o que fazer" leia esse post até o final e veja porque voce está tripla e redondamente enganado.
A conclusao de um censo realizado por uma instituicao ligada ao governo da Índia e que será oficialmente apresentado ao Primeiro Ministro amanha é que a populacao de Tigres do país, habitat de 80% da populacao mundial, está hoje entre 1300 e 1500 animais. Há sete anos atrás eles eram cerca de 5000. Ou seja, há cada dois dias tres animais morrem. A razao para tal situacao é a constante degradacao de seu habitat e a extensiva caça, que tem por objetivo a venda de sua pele e de seus orgaos genitais, ou seja, suprir fetiches e crenças idiotas e irresponsáveis. Segundo um dos especialistas envolvidos, "uma populacao desse tamanho nao é cientificamente viável, (...) mas no mundo real voce tem que tentar tudo o que puder." Muitos consideram ser necessário um "milagre" para salvar os Tigres da extincao. O "milagre" da conscientizacao já ajudaria bastante.
Essa notícia junta-se aa da semana passada, sobre as 25 novas espécies de primatas consideradas em via de extincao. Considerando-se as conclusoes do relatório do PNUMA, também da semana passada (veja o post anterior), podemos concluir que nossos filhos e netos (e muitos de nós também) habitarao um planeta onde apenas existirao vacas, galinhas, mais umas poucas espécies de animais cultivados para alimentacao, além de, imagino eu, gatos, cachorros, muitos ratos e nós, os bestas-fera. Ou seja, voce tem muito o que se preocupar com isso sim.
Para aqueles que acreditam que, de qualquer forma, essa é "mais uma previsao alarmista e pessimista" importa destacar os seguintes pontos:
- Esse censo foi realizado através da aplicacao de uma metodologia científica considerada robusta e acurada;
- Os resultados mostram que a diminuicao da populacao de Tigres foi duas vezes maior daquela prevista em 1990. Ou seja, a previsao anterior nao era "pessimista e alarmista", mas otimista demais;
- Em relacao aas previsoes sobre mudancas climáticas, consideradas por muitos igualmente "pessimistas e alarmistas", importa lembrar que, como aponta o professor James Lovelock, as medicoes relatadas pelo IPCC mostram que o aumento da temperatura global, assim como o do nível do mar, entre 1990 e 2005 foi o dobro do previsto em 1990. Ou seja, assim como no caso da diminuicao da populacao de Tigres, essas previsoes do IPCC de 1990 também nao eram "pessimistas e alarmistas", mas otimistas. Da mesma forma, diversos cientistas consideram que as novas previsoes sao iguamente otimistas e nao retratam o verdadeiro cenário.
Estamos destruindo todos os recursos que precisamos para sobreviver, assim na terra, como no mar, como no céu. Ou agimos agora ou nossos filhos e netos serao obrigados a "se calar para sempre".
Recomendo MUITO a leitura da reportagem que saiu hoje no The Independent sobre o assunto e de onde eu tirei as citacoes e os números: The face of a doomed species.
Eu pretendia relatar hoje a palestra de segunda de James Lovelock, cujos modelos e pesquisas concluem que o último relatório do IPCC (que dividiu o Premio Nobel da Paz com Al Gore) é mais uma vez otimista, o cenário sendo ainda pior e imediato, e que precisamos AGIR DE MANEIRA EFETIVA E IMEDIATA para reduzir o impacto do que está por vir. Entretanto, depois do choque da notícia de hoje preferi reportá-la e, dessa forma, terei de deixar os comentários sobre a palestra de J.L. para amanha (ja sao 01:30 e ninguem le esses posts mesmo). De qualquer forma, a mensagem dele é uma só e foi passada logo ACIMA.
Oi Bruno,
ResponderExcluirGostei de saber de tudo isso. Não tinha a menor idéia! Sinceramente, dá pra ficar pessimista com o q vc tá dizendo.
Abs,
Pdro
Fala Bruno,
ResponderExcluirRealmente é mais um caso alarmante do comportamento humano em relacao ao nosso planeta. Nao temos a minima preocupacao com isso e gastamos tanto de nosso tempo com outras preocupacoes nem sempre importantes. Parabens pelo alerta. Espero que chegue a muitas pessoas.
Abracos!!!
Carlos Renato